terça-feira, 21 de setembro de 2010

Fogo e Gelo – Animação de 1983

Fire and Ice
Dirigido por: Ralph Bakshi
Com direção do cultuado Ralph Bakshi (de Fritz, the cat), Fogo e Gelo é um longa de animação baseado no universo visual criado por Frank Frazetta. Aproveitando a onde de aventuras fantásticas surgida no rastro de Conan, o bárbaro (Conan, the barbarian – 1982), Bakshi conseguiu realizar seu sonho de trabalhar em parceria com Frazetta, o homem que definira a estética deste gênero anos antes. O filme foi realizado através do processo conhecido como rotoscoping, no qual cenas com atores servem de base para os desenhos.
A história foi concebida pelos roteiristas Gerry Conway e Roy Thomas, conhecidos, entre outros trabalhos, pelas HQs de Conan na Marvel. A trama mostra a maligna Rainha Juliana e seu filho Nekron tentando transformar o mundo em uma grande geleira. Os habitantes do Refúgio do Fogo procuram, sem sucesso, combater a ameaça. Então, dois guerreiros surgem para lutar contra Nekron: Larn e Darkwolf. A situação fica ainda mais complicada com o seqüestro de Teegar, filha do rei de Refúgio do Fogo, pelos lacaios de Juliana.
Lento e longo demais para o fiapo de história que é apresentado, Fogo e Gelo não chega a empolgar o espectador. Entretanto, quem estiver familiarizado com as pinturas de Frank Frazetta vai se deliciar com as belas imagens que capturam fielmente a atmosfera da obra deste grande mestre. O processo de rotoscoping rende movimentos realistas aos personagens, o que valoriza muito as cenas de ação. As atuações são bastante corretas, embora não existam muitos diálogos. Vale destacar a participação do veterano Leo Gordon, figura constante nos filmes de Roger Corman, atuando como o rei de Refúgio do Fogo.
Na época de seu lançamento, Fogo e Gelo não teve grande desempenho nas bilheterias, mas foi adquirindo o status de cult movie através dos anos. Hoje é considerado um dos 100 maiores filmes de animação de todos os tempos. Curiosamente, Fogo e Gelo foi lançado em DVD no Brasil pela Europa Carat.

Fonte da matéria: Desconhecido, me passaram por e-mail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário