terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Cassiopéia

Cassiopéia é o primeiro filme de animação longa-metragem inteiramente realizado digitalmente, produzido pela NDR Filmes, e lançado em 1 de abril de 1996. Foi totalmente realizado em computador, com imagens geradas totalmente por computação gráfica, sem escaneamento exterior de imagens ou vetorização de modelos reais ou misturas com outras técnicas.
Cassiopéia é, portanto, o primeiro longa-metragem puramente virtual do mundo, precedendo o norte-americano Toy Story.

Controvérsia
Ainda existe uma polêmica a respeito de qual foi o primeiro filme em CGI, Cassiopéia ou Toy Story. Quando a Disney soube que Cassiopéia estava sendo produzido, metade dele já havia sido completado [1]. Na época, a Disney havia abandonado o uso de CGI em filmes [2] desde Tron, a primeira tentativa da empresa, e que teve uma recepção ruim de crítica e público. Como a Pixar Studios criou os moldes para as cabeças dos personagens principais em argila, sendo posteriormente digitalizados com o Polhemus 3D [3], houve controvérsia quanto ao seu status de filme totalmente gerado em computador, ao passo que Cassiopéia foi criado a partir de modelos inteiramente virtuais, sem uso de modelos físicos, da modelagem às texturas. Ainda que isso não o impeça de ser considerado o primeiro filme CGI, essa diferença entre os filmes é defendida por animadores brasileiros como argumento para considerar Cassiopéia o primeiro filme totalmente feito em CGI, mesmo tendo sido lançado alguns meses após Toy Story.
Tal controvérsia é semelhante à da invenção do avião ou à construção do primeiro computador, onde os norte-americanos afirmam terem sido os pioneiros.

Sinopse
O filme conta a história do planeta Atenéia, localizado na constelação de Cassiopéia, que um dia é atacado por invasores do espaço que começam a sugar sua energia vital. Um sinal de socorro é enviado para o espaço sideral pela astrônoma local, Liza, e recebido por quatro heróis que viajam através da galáxia para salvar o planeta.
A ambientaçao sugere (também por inviabilidade técnica para se produzir árvores e outros elementos caóticos naturais) um ambiente completamente tomado pela artificialidade. Numa primeira análise, pode-se pensar que é uma idéia rasa, mas o formato da resposta ao ataque do "predador gigante" evidenciam uma abordagem biológica no roteiro, como se os habitantes liberassem "anticorpos" ou "substâncias" encapsuladas para defesa a partir de armazéns de emergência, contrastando com o formato estadunidense, que evidentemente escolheria o míssil. A idéia depois foi roubada e aplicada ao filme Independence Day, onde organismos gigantes vem pastar na Terra, porém com a contaminada e desgastada abordagem militar-nacionalista estadunidense, onde os milicos salvam a Terra em 4 de julho (dia da independência do Estados Unidos da América), numa cena final interessantemente simbólica.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cassiop%C3%A9ia_(desenho_animado)

2 comentários: